Carta para o Céu, ou seja lá para Onde Foste

É verão, quente e abafado. Ainda assim caiem-me suores frios pela testa, pelo corpo, pela mente que de tanta inundação ficou límpida como o céu azul de Maio. Tenho saudades das cores do mundo, dos cheiros, texturas e sabores dessas cores do mundo. Não reajo, sinto a decisão quieta, rígida, dura e assente em fundações tão grandes que nem a brutalidade crónica do meu feitio as fazem mexer um centímetro apenas. Começam a cair-me as lágrimas gordas, transparentes, sinceras, talvez chore por mim, talvez chore por ti que devia ter chorado quando foste embora. Mas não podia, tu melhor que todos nós sabes que não podia. Coloquei-a à frente de tudo e de todos, de mim mesmo e só esse foi o meu erro. Quando acabou já não cá estavas para me proteger, para ligares a horas impróprias e dizeres que sabias de tudo e que estava tudo bem, mesmo que quase nunca estivesse. Porque não me disseste antes? Admirava-te e admiro-te tanto, tinhas de me ter dito, matasses quantos fantasmas matasses. Tinhas de me ter dito… Agora quando ela também se foi, quando a heroína terminou e a luz se me apagou, pelos vistos de vez, fazes-me muita falta, tu e as tuas revoluções pragmáticas, práticas, realistas. Ainda bem que terminou, sem ti nunca fará o mesmo sentido… Chama-me cobarde à vontade, grita lá de onde estás que as pessoas não contam para nada e que só os actos valem. Talvez, por uma vez que seja, estejas completamente enganada. Tu contaste para mim, ela contou para mim, mais do que qualquer outra coisa, e pela primeira vez vi-te ceder, apesar dos incontáveis avisos, cada um com mais razão que o anterior. Achei que podia adoentar mas sozinho não sou de ferro. Eu sei que te desiludo se não lutar… Lembras-te da Nova política Económica da URSS? Vamos por aí, talvez resulte. Se ninguém te honrou em vida que isto sirva para te honrar na morte. Talvez os mortos leiam blogs…

Sem problemas de identificação:

Rui Batista

~ por Rui Batista em 30 de Agosto de 2009.

Deixe uma Resposta

 
