Poetisa Eleita (II)

Confessei-me às ninfas escuras.
Disse-lhes que suspiro às vezes,
Nos dias e nas horas duras
Em que queria que sofresses
Tanto quanto eu, nos meus devaneios.

Menti-lhes! Com exagero nos pronomes
Mente-se sem dores nem tramas,
Saciam-se as preces e as fomes,
As luzes, as ribaltas, as famas
Infundadas e vazias de eternos meios…

Menti-lhes com aquele prazer imenso
De quem não sabe do futuro que virá,
E sabendo que não sabe vive suspenso
A copiar toscos versos dum poeta que não há…
Hoje menti-lhes!

ah! E Vinguei-me dessa triste sina
De não ser poeta o bastante
Para te murmurar à luz fosca duma esquina,
Que mesmo eu sóbrio e inconstante
És tu agora a poetisa eleita,
Declarada, divina, imperfeita.

Rui Batista
02/09/2008 01:02:54

~ por Rui Batista em 2 de Setembro de 2008.

3 Respostas to “Poetisa Eleita (II)”

  1. Tenho lido os seus últimos poemas e, embora o não conheça, atrevo-me a expor a minha opinião. Creio que têm bastante qualidade. São poemas de um recorte másculo e arrogante, mais directo, naturalmente, que os da Marta, bastante ricos do ponto de vista ideológico, de referentes culturais e de sonoridades, com uma visão agressiva do mundo e do homem. A Marta surpreendeu pelo excepcional da sua sensibilidade poética. O Rui é igualmente muito bom, dentro de outros parâmetros. A minha amiga Ilda igualmente o admira e levou-me a fazer este comentário.

  2. Agradeço-lhe muito o comentário… Já venho lendo os seus comentários no blog da Marta com imenso prazer, é para mim bastante estimulante que reconheça qualidade nos meus poemas visto comentar os da Marta de forma tão sensível e, atrevo-me, bonita. A agressividade que menciona, é, como direi, uma busca eterna… Ando sempre à procura “daquele tom”, todavia julgo que ainda não o encontrei.

    Agradeço mais uma vez, igualmente a sua amiga ILda,

    Rui Batista

  3. Sem querer integrar-me numa pseudo-“escola do elogio mútuo”, agradeço – e a Ilda comigo – as gentis palavras. Suponho que encontrará o tal “tom” que diz procurar, que se revela já bem prometedor e original … na diferença.

Deixe uma Resposta

 
